quarta-feira, 2 de julho de 2008

Aturdido

*
Por Germano Xavier

Início de curso. Durante uma aula de Sociologia da Comunicação, e no meio de uma discussão sobre a Sociedade Tecnológica, a professora, que estava no canto esquerdo da sala, perguntou: "Vocês sabem qual é o significado da palavra 'aturdido'?" Ouviu-se um calar de vozes mais que secular na sala. Um minuto de total silêncio. Ninguém ousou responder, inclusive eu. Por um instante, imaginei saber o que aquela palavra significava. Todavia, continuei de boca fechada. "Vocês estão bem!", ironizava a professora. Eu, sentado, estava muito confuso. Tinha medo de errar. Minha cabeça era um vulcão em estado eruptivo. Minha garganta era um túmulo, apesar de estar com um desejo enorme de responder. Após algum tempo, o até então desconhecido colega à minha esquerda dispôs-se a resolver o imbróglio: "Aturdido quer dizer atordoado, confuso..." E somente assim a professora sentiu-se bem para prosseguir sua explanação. Certamente, aquela não era a solução que estava na ponta da minha língua, mas no fundo alguma coisa me dizia que eu saberia responder. Eu sabia o significado, mas é que costumo olhar o que há por detrás das perguntas e dos contextos em que elas são proferidas antes de me pronunciar. Ou talvez fosse a quase-certeza de que eu acabaria tropeçando em algum erro, mesmo sabedor do estado literal.


* Imagem retirada do Google.

Um comentário:

Homem Hediondo n° 05 disse...

Crédito da imagem:

"todos tememos a verdade
by ~d0nasd0gama"

Deviantart