domingo, 23 de novembro de 2014

Nada muito sobre filmes (Parte X)

*
Por Germano Xavier


O SENHOR DOS ANÉIS (1978)

O SENHOR DOS ANÉIS (1978), do diretor Ralph Bakshi, é uma animação de pouco mais de 2 horas de duração que contempla as duas primeiras partes do grande clássico literário do escritor e filólogo J.R.R. Tolkien. O filme é interessante, mesmo para quem já se extasiou vendo as versões mais recentes dirigidas por Peter Jackson. A qualidade gráfica é um tanto duvidosa, mas o encanto da trama permanece. Bom para desconstruir certas imagens e alguns personagens. Há atropelos evidentes, mas vale como experiência. Recomendo a todos os mortais!


RELATOS SELVAGENS

Assisti ontem ao surpreendente filme RELATOS SELVAGENS (2014), do diretor Damián Szifron. Com Ricardo Darín no elenco, o filme dialoga com muitos dos elementos que marcaram época nos grandes escritos da Literatura Fantástica na América Latina. Também me fez recordar o grande Rubem Fonseca em diversas cenas. Situações surreais de descontrole e pulsão, violência e descompromisso para com a ordem social nutrem as tramas da obra. Um filme imperdível. Se eu fosse você, não esperaria muito tempo para vê-lo. Recomendo a todos os mortais!


O EXORCISMO DE EMILY ROSE

O EXORCISMO DE EMILY ROSE (2005), do diretor Scott Derrickson, é apenas mais um filme interessante do gênero suspense/terror que tem o antigo e polêmico ritual do exorcismo como pano de fundo. Exagerado demais nas cenas do julgamento do padre Richard Moore, deixando de lado o conteúdo assustador da trama. Escolha que, para amantes do gênero, conta muito na hora da qualificação da obra. O tema muito me atrai, mas confesso que esperava mais. Ficou devendo. Salve, salve!


GILBERT GRAPE - UM APRENDIZ DE SONHADOR

GILBERT GRAPE - UM APRENDIZ DE SONHADOR, dirigido por Lasse Hallström, é um filme de muita sensibilidade e beleza. A relação de dois irmãos e de todo um histórico familiar nada harmônico mistura-se ao clima de romance desencadeado a partir da segunda metade da película. Um filme sobre os amores incondicionais e, também, sobre a liberdade. Para ver com muito gosto. Johnny Depp e Leonardo DiCaprio em estados de maturação artística. Recomendo a todos os mortais!


O CHAMADO

Tenho mania de comparação quando o assunto é a refilmagem de obras cinematográficas. Por isso, não gostei de O CHAMADO (2002), do diretor Gore Verbinski, versão americana de Ring - O Chamado (1998). Não há como ficar observando com indiferença nem ficar sem fazer analogias para com original. Faltou muita coisa para ser realmente um bom exemplar de terror/suspense. Como entretenimento, talvez valha a pena dar uma olhada.


A NOIVA CADÁVER

Está aí um filmezinho que muito me tocou: A NOIVA CADÁVER (2004), dirigido por Tim Burton. Para você que gosta dos filmes do referido diretor, certeza de que irá encontrar muitos de seus elementos e enquadramentos costumeiros e que o tornaram um ícone do cinema recente. O filme é prova de que menos é quase sempre mais. Historieta simples, com um leve toque de crítica à ganância humana e muita fantasia, com tons mórbido-debochados. Uma película com a assinatura de Tim. Recomendo a todos os mortais!


HOTEL TRANSILVÂNIA

A animação HOTEL TRANSILVÂNIA (2012), dirigida por Genndy Tartakovsky, pode até agradar aos baixinhos, mas tenho lá minhas dúvidas se consegue agradar aos altinhos, como eu, que adoram toda a "mitologia" que há por detrás de incontáveis e memoráveis personagens clássicos da literatura universal, a citar Drácula (Bram Stoker) e Frankenstein (Mary Shelley). E, convenhamos, é papel da animação agradar os altinhos também, haja vista o crescente interesse de tal público pelo respectivo gênero cinematográfico. Ficou devendo, e muito.


DEBI & LÓIDE 2

20 anos depois, eles voltaram. DEBI & LÓIDE 2, dirigido por Bobby Farrelly e Peter Farrelly, presta-se a um tipo de humor nonsense cada vez mais raro nos ambientes de entretenimento que permeiam o mass media atual, um humor mais ingênuo e simples. Para quem riu muito com o primeiro filme da série, vale a pena dar uma olhada nesta continuação. A dupla é de riso fácil e cumpre o papel a que se destina, com honras. Recomendo a todos os mortais!


* Imagem: Google.

Nenhum comentário: