Por Germano Xavier
Com a intenção de debater temas e problemas do cotidiano universitário, tanto no que abrange questões de interesse nacional como mais particularmente das problemáticas da Universidade de Pernambuco (UPE), ou ainda, das dificuldades enfrentadas pela comunicada universitária do Vale do São Francisco, a Semana de Integração Acadêmica (SIA), que está em seu segundo ano de existência, realizou uma série de discussões em prol do melhor esclarecimento, da aproximação e do desenvolvimento de posicionamentos críticos saudáveis por parte do corpo discente/docente perante toda a esfera alcançada pelos meios acadêmico-universitários. Com a proposta de discorrer sobre o tema “O que é a Universidade?”, o professor e sociólogo Celso França esforçou-se para trazer um apanhado geral condizente ao assunto. Entre tantos tópicos abordados, alguns merecem destaque, como por exemplo:
• O verdadeiro papel da universidade;
• A universidade e a formação ideológica;
• Universidade e campo sociológico;
• O que é ser intelectual;
• Mercantilização da educação;
• Universidade e campo revolucionário;
• Gratuidade da universidade;
• Classes sociais (dominantes e dominados);
• Microsociologia;
• Os problemas e dificuldades enfrentadas pela universidade pública;
• A universidade como instituição democrática;
• Sul/Sudeste: centros de excelência;
No segundo dia de debate, João Adolfo Monteiro, representando a União Nacional dos Estudantes (UNE), expôs idéias e pensamentos referentes à reforma universitária. Temáticas trabalhadas por ele podem ser resumidas em:
• Restaurantes universitários;
• Verbas direcionadas;
• Assistência estudantil;
• Condições de moradia mais favoráveis;
• Creche universitária;
• Ensino, pesquisa e extensão;
• Comunidade universitária excluída;
• Abertura de novas vagas nas universidades públicas;
• Exploração de mão-de-obra estagiária;
• Cotas para negros e estudantes carentes;
No terceiro encontro, a gratuidade da universidade pública foi o tema trabalhado pelos palestrantes da noite. Este tema conseguiu abarcar um contexto bastante singular, posto que a UPE é a única universidade pública que cobra uma tarifa mensal do alunado, mesmo que mínina. No quarto dia, a professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Liliane Caraciolo, marcou a noite com um discurso bastante contundente e sistemático sobre o atual panorama da educação no Vale; e, por fim, houve a apresentação de um vídeo-documentário sobre a vida e a obra do cientista e médico Josué de Castro. Ao todo, muito pode ser aproveitado, mesmo enxergando algumas falhas na organização do evento. Ficou a promessa de praticar o que foi ouvido, no âmbito de mudança social e, porque não dizer, tendo como ponto de partida a própria matriz universitária.
Com a intenção de debater temas e problemas do cotidiano universitário, tanto no que abrange questões de interesse nacional como mais particularmente das problemáticas da Universidade de Pernambuco (UPE), ou ainda, das dificuldades enfrentadas pela comunicada universitária do Vale do São Francisco, a Semana de Integração Acadêmica (SIA), que está em seu segundo ano de existência, realizou uma série de discussões em prol do melhor esclarecimento, da aproximação e do desenvolvimento de posicionamentos críticos saudáveis por parte do corpo discente/docente perante toda a esfera alcançada pelos meios acadêmico-universitários. Com a proposta de discorrer sobre o tema “O que é a Universidade?”, o professor e sociólogo Celso França esforçou-se para trazer um apanhado geral condizente ao assunto. Entre tantos tópicos abordados, alguns merecem destaque, como por exemplo:
• O verdadeiro papel da universidade;
• A universidade e a formação ideológica;
• Universidade e campo sociológico;
• O que é ser intelectual;
• Mercantilização da educação;
• Universidade e campo revolucionário;
• Gratuidade da universidade;
• Classes sociais (dominantes e dominados);
• Microsociologia;
• Os problemas e dificuldades enfrentadas pela universidade pública;
• A universidade como instituição democrática;
• Sul/Sudeste: centros de excelência;
No segundo dia de debate, João Adolfo Monteiro, representando a União Nacional dos Estudantes (UNE), expôs idéias e pensamentos referentes à reforma universitária. Temáticas trabalhadas por ele podem ser resumidas em:
• Restaurantes universitários;
• Verbas direcionadas;
• Assistência estudantil;
• Condições de moradia mais favoráveis;
• Creche universitária;
• Ensino, pesquisa e extensão;
• Comunidade universitária excluída;
• Abertura de novas vagas nas universidades públicas;
• Exploração de mão-de-obra estagiária;
• Cotas para negros e estudantes carentes;
No terceiro encontro, a gratuidade da universidade pública foi o tema trabalhado pelos palestrantes da noite. Este tema conseguiu abarcar um contexto bastante singular, posto que a UPE é a única universidade pública que cobra uma tarifa mensal do alunado, mesmo que mínina. No quarto dia, a professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Liliane Caraciolo, marcou a noite com um discurso bastante contundente e sistemático sobre o atual panorama da educação no Vale; e, por fim, houve a apresentação de um vídeo-documentário sobre a vida e a obra do cientista e médico Josué de Castro. Ao todo, muito pode ser aproveitado, mesmo enxergando algumas falhas na organização do evento. Ficou a promessa de praticar o que foi ouvido, no âmbito de mudança social e, porque não dizer, tendo como ponto de partida a própria matriz universitária.
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