sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Nada muito sobre filmes (Parte XIX)

*
Por Germano Xavier


BONEQUINHA DE LUXO

Há tempos queria ver Audrey Hepburn interpretando a festeira Holly Golightly, no famoso drama romântico hollywoodiano baseado em romance do grande Truman Capote, grande mestre do New Journalism norte-americano. E até que pude assisti-lo, enfim. BONEQUINHA DE LUXO (1961), dirigido por Blake Edwards, é um clássico com passagens emblemáticas e referências luminosas. Merece nosso tempo. Sigamos, bucaneiros!

O NEVOEIRO

O NEVOEIRO (2007), dirigido por Frank Darabont, é um filme de terror baseado num conto de Stephen King. Talvez, tal referência já indique a certeza de uma boa história assustadora. Com algumas ressalvas, o filme agrada aos amantes do gênero. Os jogos de poder e as discussões acerca da fé dão o tom em meio ao desconhecido. Depois dele, impossível olhar para um supermercado da mesma maneira que antes. Sigamos, bucaneiros!

THE WALKING DEAD

Confesso que não sou fã de séries, novelas etc, de quaisquer natureza. Tenho pouca paciência para o lento (e proposital) desenrolar das ações típicas de tais produções midiáticas. Todavia, THE WALKING DEAD, criado por Frank Darabont, tem me chamado a atenção nos últimos dias (já vou entrando pela quarta temporada). É uma empreitada muito bem feita, que mexe com muitos assuntos interessantes ligados à natureza humana. Não é só drama e terror, tem muita coisa aproveitável. A série é baseada numa graphic novel de muito sucesso mundo afora. Vale a pena dar uma conferida, bucaneiros!

AS TARTARUGAS NINJA

Eu já não gostava muito do desenho animado homônimo quando pequeno. O filme comprovou: não sinto nenhuma empatia para com o leitmotiv das aventuras ficcionais destes sujeitos verdes comedores de pizza e habitantes do esgoto, cujos nomes fazem alusão aos grandes artistas renascentistas italianos Leonardo (da Vinci), Rafael (di Sanzio), Michelângelo (di Ludovico) e Donatello (di Niccoló). AS TARTARUGAS NINJA (2014), dirigido por Jonathan Liebesman, é um filme de ação completamente desprezível. Sigamos, bucaneiros.

MEU PASSADO ME CONDENA 2

Já tinha vista o 1. Vi o 2. MEU PASSADO ME CONDENA 2 (2015), dirigido por Julia Rezende, é um besteirol brasileiro e fica por isso mesmo. O que há de melhor no filme são as imagens bonitas de um Portugal rural. Quem vai encarar?

BESOURO – NASCE UM HERÓI

BESOURO - NASCE UM HERÓI (2009), dirigido por João Daniel Tikhomiroff, é um filme nacional que narra a história de Manoel Henrique Pereira, o "Besouro", que nasceu na Bahia em 1897. Na década de 20 do século passado, os negros ainda eram tratados como escravos no Brasil, mesmo depois da abolição da escravatura. Ao defender seu povo utilizando a filosofia da capoeira, Besouro termina sendo um grande exemplo de justiça, lutando contra toda forma de opressão e preconceito. Há tempos eu queria assisti-lo, mas só agora pude. As cenas foram gravadas nas cidades baianas de Cachoeira, no Recôncavo, e de Igatu e Lençóis, na minha natal Chapada Diamantina. Mais um grande personagem brasileiro que precisa ser (re)conhecido. Recomendo a todos os mortais!

TREM NOTURNO PARA LISBOA

TREM NOTURNO PARA LISBOA (2013), de Bille August, narra uma insólita aventura vivida pelo professor Raimund Gregorius que, após conhecer uma estranha moça em uma ponte em Berna, resolve seguir pistas de um livro misterioso escrito pelo médico português Amadeu de Almeida Prado. O professor termina abandonando suas aulas e sua comportada vida para entrar no universo episódico da Revolução dos Cravos portuguesa, ali nos idos de 1974. O filme é belo, muito bem feito, tem conteúdo, mas achei que se perdeu nos últimos 30 minutos. Fica vago, definha-se em si mesmo e não se pronuncia. Mesmo assim, há méritos. Recomendo a todos os mortais!

MINIONS

Engraçadinho só até a metade, depois tornou-se chato até demais. MINIONS (2015), dirigido por Pierre Coffin e Kyle Balda, é apelação. Mais um. Só isso.

COPA DE ELITE

Mas que mer...cadoria é esta?! De 0 a 10? Marque aí um - 5 para este COPA DE ELITE (2013), dirigido por Vitor Brandt. Um verdadeiro fiasco em forma de produção cinematográfica, a la seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2014. Não deu para assisti-lo até o fim. Que desperdício!

O PEQUENO NICOLAU

O PEQUENO NICOLAU (2010), do diretor Laurent Tirard, retrata a vida de um garotinho pacato que leva uma vida aparentemente tranquila ao lado de seus colegas de escola. Certo dia, Nicolau começa a suspeitar que sua mãe está novamente grávida, fato que, para ele, fará com que todas as atenções de seus pais se voltem para o novo rebento. Nicolau, diante de tal panorama, começa a elaborar estratégias mirabolantes para impedir que o seu possível irmãozinho vingue. Tudo isso até descobrir que... (eu não vou contar o final!). O filme é garantia de risos e boas surpresas. Muito bem feito. Fotografia cuidadosa. Recomendo a todos os mortais!


Imagem: Google.

Nenhum comentário: