domingo, 30 de agosto de 2015

Nada muito sobre filmes (Parte XX)

*
Por Germano Xavier


PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN

Bucaneiros e bucaneiras, eis um filme indispensável para os vossos repertórios cinematográficos, de temática por demais delicada, para ver mais de uma vez e com muita calma. A mente humana é deveras um troço muito complexo. Já imaginou o seu filho ser o autor de um massacre sem ter nenhum motivo aparente? Como lidar com um filho assim, com tendências psicopatas/sociopatas? Como se reerguer depois que seu próprio filho se torna o assassino de sua própria família? Questões como essas são solucionáveis? O que fazer diante de tais adversidades? PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN (2011), de Lynne Ramsay, é simplesmente imperdível. Recomendo a todos os mortais!

LINDA DE MORRER

Perderam uma ótima oportunidade para fazer uma crítica ao mundo da beleza (beleza?), dos cosméticos, da vaidade... (perderam?). Quem está interessado nisto? Ingenuidade pensar assim. O filme LINDA DE MORRER (2015), de Cris D'Amato, termina sendo um nada ao cubo vezes mil. Ponto para a Globo Filmes!

O JOGO DA IMITAÇÃO

O JOGO DA IMITAÇÃO (2014), do diretor Morten Tyldum, tomando como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, narra o exato momento em que a Inglaterra resolve criar um time de especialistas em criptografia com o intuito de desmembrar o Enigma, famoso sistema de códigos usado pelos submarinos alemães durante os embates. Para isso, o matemático Alan Turing resolve construir uma máquina que tem o poder de processar todas as possibilidades de codificação em menos de 24 horas, o que possibilitou prever ataques da Alemanha Nazista e mudar o roteiro de toda a guerra, além de, posteriormente, ser considerada a precursora do que hoje conhecemos por computador. Um filme sobre a genialidade de mais um ser humano que não foi compreendido em vida. Recomendo a todos os mortais!

MERCEDES SOSA: A VOZ DA AMÉRICA LATINA

La Negra: para mim, um dos maiores símbolos do ser latino-americano de todos os tempos. Choro por dentro e por fora toda vez que escuto a canção SOLO LE PIDO A DIOS, que tocou em tons solenes no dia da minha colação de grau em Letras. Argentina de lutas e de voz incomparável, entoou hinos à democracia e, também, contra os desmandos sociais e de falta de humanidade de todas as espécies. A voz mais marcante, a mulher cujo rosto carregava toda a sombra de dor de um povo e, ao mesmo tempo, todo um embornal de esperanças. O documentário MERCEDES SOSA: A VOZ DA AMÉRICA LATINA (2013), dirigido por Rodrigo H. Vila, emociona ao revelar um pouco mais da artista de importância extrema para a história política e cultural da América Latina. Recomendo a todos os mortais!

O PEQUENO PRÍNCIPE

O PEQUENO PRÍNCIPE (2015), dirigido por Mark Osborne, é um filme muito bonito sobre o clássico de Saint-Exupéry, muito bonito mesmo. Bem trabalhado nos mínimos detalhes, com uma forte crítica ao modo de vida mecânico da humanidade, que deixa de lado a imaginação das pessoas e a poesia das coisas da vida. Recomendo a todos os mortais!

HORROR EM AMITYVILLE

De bom mesmo, só tem o título. HORROR EM AMITYVILLE (2005), de Andrew Douglas, é um filme do gênero terror sem grandes atrativos.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO

Espanto-me com a beleza deste filme cada vez que o assisto. Dias atrás, ao lado de meus alunos... A reação deles ao final: todos de pé numa salva de palmas, alguns visivelmente emocionados. Bonito de ver. Por isso só, especial. A escola da vida imperando sobre tudo e todos, a verdade da vida no ensinar dos passos. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (2008), dirigido por Danny Boyle, merece uma boa dose de nossa atenção. Recomendo a todos os mortais!

CADA UM NA SUA CASA

Gosto de animações, já é sabido. CADA UM NA SUA CASA (2015), do diretor Tim Johnson, não é lá um tesouro do gênero - longe disso -, mas passa uma mensagem interessante, os personagens Boov usam um linguajar muito interessante em termos de colocação pronominal, além de ter a primeira protagonista negra da DreamWorks Animation, o que é um fato por demais significativo. Sigamos!

20 ANOS SEM RAUL SEIXAS

Nos dois anos em que morei em Salvador, presenciei fãs do Maluco Beleza subindo as ladeiras do bairro de Brotas em cantoria emocionada em dias de aniversário do grande ídolo, todos indo em direção ao cemitério onde este ícone do rock mundo-nacional está enterrado. Era um momento muito bonito de se ver e ainda deve ser igual. Raul Seixas dispensa comentários. O vídeo-documentário 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS (2009) revela um pouco da essência deste sujeito sem igual. Recomendo a todos os mortais!


* Imagem:  http://nilljunior.com.br/blog/hoje-tem-sessao-gratuita-de-cinema-cineclube-alternativo-sao-jose%E2%80%8F-2/

Nenhum comentário: