domingo, 10 de julho de 2011

Se Deus quiser


Por Germano Xavier

XIII

Mulher, e isto é hora de ir trabalhar?! Foi o meu filho, aquele que gosta de escrever. Ele está muito doente. Já o levei a vários médicos, mas nenhum soube diagnosticar o seu mal. Uns dizem que ele está sofrendo um princípio de depressão, outros já apontam para uma síndrome passageira que tem como maiores consequências a insônia e o mau-humor. Que pena! Justo nesta época, tão bonita. Acho que é justamente por isso que ele ficou assim. Ele odeia estas luzes, estes enfeites, estes presentes, estas festinhas de comemorações infundadas e ridículas. Ele não queria que eu o levasse aos médicos mas, depois de muita insistência, ele resolveu aceitar. Ele nem olhou para a face dos doutores. Estava triste. É, meu caro, estamos fadados à civilização, completamente predestinados ao abismo deste "mundo" pós-moderno. Eu preciso é de um anestésico, que turve a visão que tenho destas des-cadências humanas. Não dá mais para acreditar em todo esse jogo de espelhos, onde a ilusão é a única configuração visível, que nos toca. Quem somos diante deste torvelinho? O que há de se fazer? O quê? Doentes! Drogados! Medíocres! Impostores! Vocês não valem nada! Não passam de um bando de idiotas! A harmonia passou feito a saúde daquele rapaz. O ano novo que se aproxima é somente mais um ano de infelicidades e de perspectivas fracassadas. Eu preciso de um livro de poesia, "a Poesia é a insânia". A PO-E-SI-A É A IN-SÂ-NI-A!!! Só mesmo os princípios ativos da Poesia para me acalmar agora. É tudo tão monótono, tudo tão sem graça. Desgraça! Desgraça! Mil vezes DES-GRA-ÇA!!! Calma, eu não estou querendo provocar confusão com vocês. Eu não sou louco! Eu não sou louco! Eu sou apenas um sonhador que acredita em "Mundos", e que sabe de tudo que te fere. Eu sei! Eu sei! Podem acreditar! Vejam o Tempo, ele está passando, passando, feito a gente, que também não somos mais que meros passageiros nesta aventura da Vida. O que você anda fazendo? Regou a árvore hoje? O que mais tem feito? Molhas o chão que pisas, fazes valer a pena? É tempo de renovação, de olhar para o teto do seu quarto e fazer um novo planejamento, com ênfase no que é de ordem comum e não no individual. Caso nossas forças se ajuntem, poderemos fomentar uma enorme energia positiva que, certamente, será capaz de destruir todos os nossos medos e impossibilidades. Vamos! O que eu quero é apenas isso! Que vivam suas Vidas, que vivam! Nós não podemos parar em nenhum instante. Eu ficarei observando os seus passos. Sirvam-se de seus pseudoalimentos, mas não deixem de viver. E não se preocupem comigo. Eu sei que não posso fazer tudo, porém, sei que estou fazendo tudo o que posso para ajudar vocês. Não se esqueçam das cordas e das recompensas também... Feliz ano novo! Feliz ano novo para você também! Se Deus quiser! É, se Deus quiser...

Nenhum comentário: