sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Nada muito sobre filmes (continuação)

*
Por Germano Xavier

mais algumas palavrinhas facebookianas sobre filmes que andei assistindo...


PHILOMENA

Acabo de assistir ao filme PHILOMENA (2014), do diretor Stephen Frears. Baseado em uma história real, o filme conta parte da vida de Philomena Lee, que perdeu de vista o filho depois de engravidar e de ficar aos mandos da Igreja Católica na Irlanda. Um belo exemplo de que é possível narrar um enredo dramático com uma atmosfera leve e até descontraída. Adoção, Deus e homossexualidade são os temas principais. Recomendo a todos os mortais!

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Ontem também assisti ao filme HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (2014), do diretor Daniel Ribeiro. Parece que o mundo inteiro gostou do filme, menos eu. Muito barulho por uma história que já considero banal nos dias de hoje. Enfim... achei muito monótono, mas tem lá sua graça. Vai encarar? Salve, salve, bucaneiros!

PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO

Acabo de assistir ao filme PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO (Dawn of the Planet of the Apes), do diretor Matt Reeves. Filmaço, bucaneiros! Do começo ao fim. Ficção científica da melhor categoria. Um clássico que faz jus à velha, boa e inteligente série. E o melhor, "o confronto" ainda nem começou. Ave, César! Recomendo a todos os mortais!

OS PÁSSAROS

Acabo de assistir ao filme OS PÁSSAROS (THE BIRDS), de 1963. Dirigido por Alfred Hitchcock, a película é um clássico do suspense e para a época de seu lançamento suponho que deva ter sido deveras impactante. Os moradores da pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, começam a sofrer inexplicáveis ataques de pássaros, o que modifica por completo o cotidiano do local. O momento final é marcante. Recomendo a todos os mortais!

O PODEROSO CHEFÃO

Acabo de assistir ao filme O PODEROSO CHEFÃO (THE GODFATHER), de 1972. Um dos maiores ícones da cinematografia mundial, muito aclamado pela crítica e detentor de vários prêmios. Um filme mítico, diria, dirigido por Francis Ford Coppola e baseado em livro homônimo de Mario Puzo. Marlon Brando e Al Pacino em grandes performances. Máfia em primeiro lugar. Recomendo a todos os mortais!

O PODEROSO CHEFÃO 2

Acabo de assistir ao filme O PODEROSO CHEFÃO 2 (THE GODFATHER 2), de 1974. Um dos maiores ícones da cinematografia mundial, muito aclamado pela crítica e detentor de vários prêmios. Segunda parte de uma trilogia mítica, diria, dirigido por Francis Ford Coppola e baseado em livro homônimo de Mario Puzo. Al Pacino e Robert de Niro em grandes performances. A saga da família Corleone continua. Recomendo a todos os mortais!

VINCENT

Acabo de assistir ao filme VINCENT (1982), primeiro curta-metragem do diretor Tim Burton. Todo realizado em stop-motion no preto e branco, tem narração de Vincent Price e altas doses de Edgar Allan Poe. Esboço dos traços de loucura eterna deste grande cineasta. Recomendo a todos os mortais!

THE DOORS

Acabo de assistir ao filme THE DOORS (1991), do diretor Oliver Stone. 2 horas e 20 minutos para quem gosta da mítica banda de rock liderada pelo poeta Jim Morrison e para quem ainda não conhece o universo xamânico-literário que circundava o quarteto. Apesar de focar o lado obscuro de Jimbo e apagar um pouco o brilhantismo dos outros componentes da banda, o filme agrada. Um salve para Inês Guimarães, que me apresentou ao ilustre som quando eu ainda morava no Vale do São Francisco. Recomendo a todos os mortais!

MÃOS TALENTOSAS

Acabo de assistir ao filme MÃOS TALENTOSAS - A HISTÓRIA DE BEN CARSON (2009), do diretor Thomas Carter. A película, baseada em fatos reais, narra os passos do menino Ben Carson até se tornar um renomado médico. Uma película que emociona e causa um tremendo rebuliço por dentro da gente. Para quem está precisando acreditar mais em si mesmo, indico. Um salve ao professor Ezir George Silva pela apresentação da obra. Recomendo a todos os mortais!

GRAVIDADE

Acabo de assistir ao filme GRAVIDADE (2013), do diretor Alfonso Cuarón. Imagens lindíssimas de nosso planeta, mesmo que irreais. Entretenimento ao pé da letra. História verossímil. Apreensão do começo ao fim. Filme muito bem feito, muito mesmo. Para quem gosta do gênero ficção científica, eis um belo exemplar. Tudo agrada. Recomendo a todos os mortais!

VIAGEM À LUA

Em tempos de Super Lua, nada melhor que começar a noite assistindo ao clássico e mítico filme VIAGEM À LUA (LE VOYAGE DANS LA LUNE), de Georges Méliès. Considerado o primeiro filme de ficção científica da história do cinema, é datado de 1902. Representou um avanço para a época em muitos sentidos. São 14 minutos de pura magia. Vi nos dois padrões de cores. Recomendo a todos os mortais!

OS OUTROS

Salve, bucaneiros! Ontem foi a vez de rever OS OUTROS (2001), filme dirigido por Alejandro Amenábar. Engraçado como não me causou mais grande impacto, como da primeira vez que o vi, lá pelos idos de seu lançamento. Todavia, é um filme muito interessante e muito bem feito. Questões espíritas em jogo, duais: Morte X Vida, Corpo X Alma. Para quem gosta do tema, uma boa pedida. Recomendo a todos os mortais!

O SÉTIMO SELO

Acabo de assistir ao filme O SÉTIMO SELO (Det Sjunde Inseglet - 1957), do diretor Ingmar Bergman. Num duelo direto com a Morte, tendo como alegoria de escape uma partida de xadrez, o protagonista tenta adiar a chegada de seu derradeiro momento em vida. Cruzadas, Peste Negra, medievo e a fé questionada são os motes de base. Um clássico, deveras. Recomendo a todos os mortais!

TÃO FORTE E TÃO PERTO

Assisti ontem ao filme TÃO FORTE E TÃO PERTO (Extremely Loud And Incredibly Close - 2012), do diretor Stephen Daldry, o mesmo dos filmes Billy Elliot, As Horas e O Leitor. Tendo como pano de fundo o 11 de Setembro nos EUA, a película narra a história do garoto Oskar Schell e seu peculiar processamento de luto, após perceber que o pai havia morrido no atentado. Um filme consistente para se pensar as estratégias de sentido que utilizamos diante das perdas. Com o grande Tom Hanks no elenco. Recomendo a todos os mortais!

DELICATESSEN

Filmaço este tal de DELICATESSEN (1991), dos diretores Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro. Atmosfera caótica - bem do jeito que eu gosto -, mundo e pessoas passando por privações alimentícias, entre tantas outras. Um açougueiro carniceiro, vendedor de carne humana, que exerce o poder dentro de um edifício caindo ao pedaços, um romance no meio de tudo e está pronto um digníssimo exemplar de Surrealismo em altíssimo naipe. O resto só assistindo mesmo, pois não vou contar. Da mesma turma que fez O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN. Recomendo a todos os mortais!

O PLANETA DOS MACACOS

O PLANETA DOS MACACOS (1968), do diretor Franklin J. Schaffner, é um filme estadunidense do gênero ficção científica que inaugura a enorme série que leva o mesmo nome. Na trama, o futuro é dominado por macacos e os humanos não passam de seres subalternos a eles. Todavia, uma expedição humana oriunda de um distante passado pode mudar toda a história do mundo. Um filme a ser visto e pensado. Recomendo a todos os mortais!

MAR ADENTRO

MAR ADENTRO (2004), do diretor Alejandro Amenábar, é um drama espanhol que versa sobre o direito de decidirmos (ou não) pela nossa própria morte. Ramón Sampedro é tetraplégico por 28 anos e, depois do acidente que o deixou lesionado, jamais se sentiu confortável na situação, o que o fez lutar pelo direito de pôr fim em sua própria vida. Família, sociedade e religião entram em conflito. O filme tem uma cadência bonita e emociona sem ser piegas. Recomendo a todos os mortais!

GAROTA INTERROMPIDA

Revi agora GAROTA INTERROMPIDA (1999), do diretor James Mangold, filmezinho que mexeu muito comigo quando adolescente. Aí você faz um link direto com o livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex - e tantas outras leituras -, e se espanta ainda mais com muita coisa relacionada aos paradigmas de tratamento de afetações e/ou alterações de comportamento identificadas em seres humanos em nossos tempos, mesmo com grandes avanços percebidos nas áreas relacionadas aos estudos da psiquiatria, psicanálise e também psicologia. Recomendo a todos os mortais!

ABRIL DESPEDAÇADO

Ontem revi ABRIL DESPEDAÇADO (2001), do diretor Walter Salles. Um grande elenco ao lado de uma narrativa por demais interessante só poderia resultar num filme verdadeiramente expressivo do cinema tupiniquim. O filme é baseado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré e tem o sertão com suas tradições de sangue e suor como pano de fundo. Recomendo a todos os mortais!

DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS

Acabo de assistir ao filme DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS (1970), do diretor Ted Post. A saga continua, agora com foco no personagem Brent, astronauta que também faz a mesma viagem de Taylor, caindo no mesmo planeta desconhecido. Macacos, homens e mutantes numa incessante luta pelo poder. Alusões diretivas também acerca de questões referentes à produção das guerras. O filme não consegue ser brilhante como o seu precursor, mas alimenta ainda mais a curiosidade diante das continuações da narrativa. Para quem se interessar possa, recomendo a todos os mortais!


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Acabo de assistir ao filme ALICE IN WONDERLAND (Alice no País das Maravilhas - 1903), filme mudo de origem britânica, dirigido por Cecil M. Hepworth e Percy Stow. É considerado a primeira adaptação para o cinema do famoso livro de Lewis Carroll. Para quem gosta deste clássico da literatura, vale a pena dar uma conferida. São pouco mais de 8 minutos. Recomendo a todos os mortais!

O GRANDE ROUBO DE TREM

Acabo de assistir ao filme O GRANDE ROUBO DE TREM (The Great Train Robbery - 1903), do diretor Edwin S. Porter. Considerado por muitos o primeiro filme de faroeste já produzido no mundo, com uma coleção de elementos simbólicos que fariam parte do imaginário do gênero a partir de então. Foi deveras interessante a experiência de vê-lo. Recomendo a todos os mortais!

ELA

O filme ELA (2013), do diretor Spike Jonze, é sensível, poético e emociona sem ser banal. Faz-nos refletir bastante sobre as relações (homemXhomem e homemXtecnologia) na contemporaneidade, num mundo onde a virtualidade é fator cada vez mais presente. No longa-metragem, o protagonista Theodore se apaixona por um sistema operacional ultramoderno, que transforma de uma hora para outra a sua vida. Insólita e bela história de amor. Recomendo a todos os mortais!

VIVER A VIDA

Relato da curta vida de uma prostituta francesa, o filme VIVER A VIDA (VIVRE SA VIE - 1962) é tido como a primeira obra madura do diretor Jean-Luc Godard, o cineasta filósofo. A película em P&B é dividida em doze quadros, que se unem e ao mesmo tempo não se integram totalmente. Sensualidade, filosofia, crítica social e um apanhado de referências a outros exemplares de cultura se relacionam durante todo o tempo de exibição do produto em questão. Recomendo a todos os mortais!

O PODEROSO CHEFÃO III

Salve, bucaneiros! Tardou, mas enfim consegui ver o desfecho deste clássico. O PODEROSO CHEFÃO - PARTE III (1990), do diretor Francis Ford Coppola, fecha com chave de ouro a aclamada trilogia. Neste último episódio, Igreja Católica e Máfia estão no centro das atenções, num jogo de disputa de poder bastante complexo. Gostei por demais do III, bem mais envolvente que as duas partes anteriores. Sem mais delongas... Recomendo a todos os mortais!

NEBRASKA

Salve, bucaneiros! Acabo de assistir ao filme NEBRASKA (2014), do diretor Alexander Payne. Beirando ao cômico e também ao drama, a película é de uma sensibilidade muito sutil e bonita. Um velho homem acredita ter ganhado 1 milhão de dólares numa campanha promocional de uma revista e sozinho começa a se mobilizar em busca do prêmio. Logo, a atitude de Woody Grant, o protagonista, mexe com todos de sua família e de sua cidade natal, mas principalmente com a vida de seu filho mais novo. A escolha pelo preto e branco empresta uma aura especial ao longa. Com certeza, vale muito a pena conhecer. Recomendo a todos os mortais!

SILENT HILL: A REVELAÇÃO

Acabo de assistir ao filme SILENT HILL: REVELAÇÃO (2012), do diretor Michael J. Bassett. Com expectativa de que a continuação me fizesse esquecer os fiascos do primeiro longa da série... É perceptível que melhoraram em alguns quesitos, mas o filme ainda é muito fraco. Para quem gosta de SILENT HILL, melhor continuar nos games mesmo. Salve, salve!

SILENT HILL

Na madrugada de ontem para hoje, assisti ao filme TERROR EM SILENT HILL (2006), do diretor Christophe Gans. Quem viveu os áureos tempos dos games, como muitos de minha geração, sabe que Silent Hill é um ícone do gênero ao qual se configura. Todavia, apesar da belíssima fotografia e da história bastante interessante, considero o filme fraco e não convincente. Os efeitos especiais não são dos mais bem acabados e a atuação de alguns do elenco não encanta. Tenho a continuação já em mãos. Vamos ver o que acontece.

LADRÕES DE BICICLETA

Acabo de assistir ao filme LADRÕES DE BICICLETA (Ladri di biciclette), de 1948. Considerado a obra-prima do diretor Vittorio De Sica, o clássico em preto e branco retrata bem a situação complicada em que se enveredava a população italiana no pós-guerra. Precisando de um emprego para sustentar a família, um trabalhador vê um jovem estranho furtar sua bicicleta, sem a qual não poderia seguir no trabalho. A partir daí, inicia-se uma verdadeira saga em busca da magrela por toda a cidade. Uma película que rende muita discussão. Recomendo a todos os mortais!

OS EXCÊNTRICOS TENEMBAUMS

Salve, salve, bucaneiros! Acabo de assistir ao filme OS EXCÊNTRICOS TENEMBAUMS (THE ROYAL TENEMBAUMS), datado de 2001 e com direção de Wes Anderson. Um filme curioso, misto de drama e comédia. Diferenças de comportamento, relação pais x filhos e conflitos de todos os tipos dão o tom da película. Apesar de não ser dos melhores, o elenco é recheado e vale demasiado os minutos dedicados. Recomendo a todos os mortais!


* Imagem retirada do site Deviantart.

Nenhum comentário: