sábado, 19 de junho de 2021

O perfume do mar



Por Germano Xavier



Toninho é um menino deficiente visual que enxerga muito, e muito bem. Enxerga tanto que consegue ver até o perfume das coisas – você que é um exímio leitor, conseguiu perceber a semelhança com o personagem Jean-Baptiste Grenouille, do livro O PERFUME, de Patrick Suskind? 

Amável, até o mar o amou muito quando o conheceu. Toninho é um serzinho especial, dotado de qualidades grandiosas para um menino de sua idade. A sensibilidade com que sente o mundo e as pessoas ao seu redor faz dele um garotinho mágico. Toninho ensina para a gente, nós adultos, que é preciso saber sentir o cheiro das coisas de dentro, fazendo um esforço do interior para o exterior, e não o inverso. Por saber disto, Toninho diferencia o que é bom e o que é mal para sua vida. Por isso sabe ir em direção de uma vida plena, bonita de significados e recheada de momentos de conquista e felicidade. Toninho consegue discernir se uma palavra “veste a verdade ou a mentira. Se um silêncio arranha ou brota da confiança.” 

Toninho ama Helena, uma menina que liga para ele todos os dias na hora da novela das oito. Toninho tem um pai e uma mãe. Os dois se separaram, mas nunca o deixaram sozinho. Cada um ama Toninho de modo igual. A gente bem que pode considerar o Toninho um meninote de sorte, porque tudo que o cerca o deixa extremamente feliz e, além do mais, porque ele tem um amigo que não consegue ser amigo dos pais como ele é amigo dos seus. 

Toninho também tem um cachorro chamado Chuvisco, que é a sua sombra. Toninho é um garotinho como muitos outros, mas que possui olhos no coração, fato que o torna singular entre tantos. Quer saber o que Toninho consegue enxergar mesmo sendo um deficiente visual? A resposta é sim? Pois leia O PERFUME DO MAR, escrito por Jonas Ribeiro e ilustrado por Márcia Széliga, e saiba qual é a forma do sabor de se conseguir enxergar no escuro as coisas incríveis da vida...


Imagem retirada do Google.

3 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Crédito da imagem:

"Surcar el mar.
by *alonsio"
Deviantart

Ira Buscacio disse...

Bom dia, Germano,

A leitura me parece ser bem interessante.
Um dia conheci um Toninho igual a esse. Era neto da senhora que trabalhava lá em casa. Ele era tão maravilhoso, que conseguia sentir o cheiro da manipulação. Um dia, me falou:
Minha vó usa minha cegueira, mas tenho pena dela!
Ele tinha 9 anos, nessa época. Como aprendi com ele!

Bjs e apareça. Ta sumido!

eder ribeiro disse...

Cara, a uma hora atrás venho do final da leitura do livro Suskind, e achei o seu final arrebatador. Vou colher esta tua indicação. Abçs.