domingo, 30 de outubro de 2011

Retalhos V


Por Germano Xavier

XLVI

Ele sempre apertava as mãos
dos outros
com uma delicadeza de pássaro...

Depois se recolhia,
no cantinho,
a pitar um cigarrinho medicinal.


XLVII

Eu,
imprevisível,
feito o mar,
desabando,
rijo,
no profundo oceano
de mim.


XLVIII

Meu melhor professor me ensinava a desaprender.


XLIX

O guarda, em sua guarita, anota em branco o dia que passa.


L

Contra ou a favor do modernoso stablishment, melhor cortar radicalmente o cabelo.


LI

Na morte da burrice, o professor foi o perito.


LII

A mulher de quarenta e quatro anos acordou e o seu coração entrou em jejum.


LIII

Quase amarelo o sapatinho guardado de andar à vontade, à vida.
Mulher de bolsos e blusas, pulseiras e pulsos.

De pulsos.
Aranha-armadeira.


LIV

Primeiras palavras de poemas que comecei a escrever e que jamais terminei.

Eu sou..
O amor é...
A vida é...
Preciso de...
Gosto mais de...
Prefiro o...
Conheço a...
Caminho para...
Cheguei ao...
No fim do mundo tem...


LV

Rá! Rá! Rá!
E ela pediu que a professora resumisse a vida numa só palavra...

Nenhum comentário: