sábado, 24 de março de 2012

Apontamentos sobre Psicologia do Desenvolvimento


 Por Germano Xavier

• A Psicologia do Desenvolvimento estuda a evolução do ser humano em todos os seus aspectos, ou seja, no que concerne aos aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e também social.

• Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma determinada faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.

• É de extrema importância estudar o desenvolvimento do ser humano, pois isso também significa descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores.

• Físico-Motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercícios do próprio corpo.

• Intelectual: refere-se à capacidade de pensamento, de raciocínio.

• Afetivo-emocional: refere-se ao modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências.

• Social: refere-se à maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

• Sensório-motor: de 0 a 2 anos. A criança conquista todo o universo que a cerca; coordenação do movimento das mãos, olhos, uso de instrumentos, aceleração de habilidades, emoções primárias.

• Pré-operatório: surgimento da linguagem, interação com outros indivíduos, aceleração do pensamento, sentimento interindividuais, maturação neurofisiológica completada.

• Operações concretas: conhecido como Infância, início da construção lógica, lida com as operações, sabe sequenciar ideias ou eventos, vontade, cooperação.

• Período das operações formais: conhecido como Adolescência, pensamento formal, manipulação de conceitos, exercício de reflexão, ponto de vista, início de conflitos internos...

2 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Crédito da imagem:

"frenteverso by ~alawo"
Deviantart

Daniela Delias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.